domingo, setembro 25, 2005

O Controle do Nintendo Revolution


O design do controle e do console impressionam pela simplicidade e bom gosto.

A Nintendo é conhecida mundialmente como a empresa que mais inovou o mercado mundial de games. Foi ela que popularizou coisas tão comuns hoje como: controle de pistola, shoulder buttons (Botões L e R), direcionais analógicos, controles que tremem... E a lista segue até sumir de vista.

A mais nova "loucura" da Nintendo é o controle do Revolution, seu novo console. Indo contra a tendência da industria de aumentar os recursos (e complicar) a Nintendo optou por um design muito mais limpo e simples. O controle mais parece uma mistura do controle do NES com o controle remoto de uma televisão.


Uma visão geral do controle do Nintendo Revolution.

Esse estranho controle foi revelado na Tokyo Game Show (TGS) desse ano. Causou um certo furor na platéia, dividindo ela em dois grupos. Seria este um delírio da Nintendo ou de fato a tão prometida "Revolution"? Quanto a mim? Eu ainda não estou convencido, mas não posso deixar de maravilhar a criatividade da Nintendo.

Primeiramente o controle é dotado de sensor de movimento. Ele detecta em qual lugar da TV você está apontando e a velocidade com que você se move. É só pensar nas possibilidades: Um movimento de cortar para um game do tipo Zelda, o rebater de uma bola de Beisebol, a mira em um First Person Shooter. As possibilidades são enormes.

Hummmm... Acho que vou ficar com o de sabor Morango.

Nas palavras de Satoru Iwata, presidente da Nintendo: "O controle passa uma sensação tão natural e real, assim que os jogadores usarem o console, as mentes deles vão virar com as possibilidades do controle do mudar o mundo dos games que conhecemos hoje. Essa é uma inovação extremamente excitante - uma que vai maravilhar os jogadores de hoje e trazer vários outros”.

Um direcional analógico também pode ser acoplado ao controle.

Os objetivos da Nintendo são claros: Simplificar e trazer o fator Diversão para o mundo dos games.

Volto à pergunta original: Será essa a revolução do mundo dos games? Ou uma bola fora da Nintendo? Para mim ainda vai existir espaço para ambos os tipos de controles.

Eu gostaria de ouvir as suas opiniões. Mas uma coisa é certa: Só o tempo poderá dizer ao certo.