sexta-feira, setembro 09, 2005

Master System



Um dos veteranos combatentes da guerra dos 8 -bits.
O Sega Master System (SMS)foi o video game que colocou a Sega no mercado mundial de games. A missão deste video game era derrotar o poderoso NES da Nintendo, que dominava quase todo o mercado global.

Mesmo tendo um console mais poderoso do que o NES, a Sega levou uma verdadeira surra no mercado americano e no japonês. Em parte devido ao baixo número de títulos e a péssima campanha de lançamento. O NES continuou a reinar soberano nos dois mais importantes mercados de games.

Mas dizer que o Master System foi um fracasso já é exagero. A situação foi MUITO diferente na Europa, onde o console virou uma febre. Isso sem falar que essa entrada suada no mercado ensinou muitas coisas à Sega, e essas duras lições lhe seriam muito úteis para o sucesso do próximo console: o Megra Drive/Genesis.

Agora adivinhem aonde o Master System mais fez sucesso? No Brasil! O SMS é produzido até hoje A Nintendo não tinha representantes nacionais e a Tec Toy viu que o mercado brasileiro tinha um grande potencial para games. Quem aqui não delirou com os gráficos maravilhosos do Master System? Eu fiz a transição Atari - Master System e senti na pele uma revolução. Os jogos agoram pareciam filmes, a pistola Light Phaser permitia um interatividade nunca antes vista. Os raros óculos 3D eram o sonho de consumo de todos.

Jogos que marcaram época no Master System:

Alex Kidd in The Miracle World



O Alex Kidd foi para o SMS o que o Mario foi para o NES. A Sega estava inspirada quando criou este game. Gráficos muito bem desenhados para a época, fases variadas, veículos e as criativas batalhas de pedra, papel e tesoura. O jogo não era fácil, o desafio era crescente e muitos jamais conseguiram zerar esse clássico.
Se você é dessa época: Então com certeza já se descabelou ao tentar passar da floresta. Onde as pedras eram escorregadias (o que chamavamos de pedra sabão) e os saltos tinham de ser perfeitos.
Nota da Extreme Gamer: 8,5


California Games

Um dos títulos de maior sucesso aqui no Brasil. Com gráficos muito bons para a época e com um som excelente (com destaque para versões digitalizadas das músicas americanas: WhipeOut e Louie Louie). Nada de história por aqui, são 6 mini games que podem ser jogados em qualquer ordem: Half Pipe, Footbal, Surf, Skate, BMX e Lançamento de Disco (que era um SACO). A jogabilidida era excelente, e o game durava por anos. Era sempre possível melhorar e tirar uns pontinhos a mais.
Se você é dessa época: Então com certeza já fez campeonatos de California Games na sua casa. Nada melhor do que reunir uma cambada de moleques e passar a tarde inteira tentando ser o campeão da turma.
Se você é dessa época 2: Qual era o seu patrocinador predileto? Aqui em casa sempre tinha briga para ver quem ficava com a Op.
Nota da Extreme Gamer: 9,5 (mas só para quem conseguia jogar com a galera, sozinho não tinha tanta graça).

Rocky


Vamos admitir, todos adoravamos o Stallone. No fim dos anos 80 e início dos 90 ele era "o cara"! Então nada mais natural do que fazer games dos filmes dele. Rocky para SMS é um exemplo disso. Os gráficos eram excelentes, mas infelizmente a jogabilidade deixava muito a desejar. E o jogo se tornava cansativo em pouco tempo.
Se você é dessa época: Então deve duvidar que alguém já venceu o Draco.
Nota da Extreme Gamer: 6

Castle of Illusion - Staring Mickey Mouse



Considerado por muitos como o melhor game para SMS. Jogabilidade excelente, gráficos que levaram o Master System ao seu limite, frases váriadas, etc... A minha única reclamação é que ele chegou um pouco tarde demais. As pessoas já estavam com os olhos voltados para o que existia de mais moderno e que em breve ia desembarcar no Brasil: O Mega Drive.
Nota da Extreme Gamer: 8

Double Dragon

A briga entre os amantes da Nintendo e os da Sega ganhou folego com esse game. Double Dragon era um clássico dos fliperamas e poder ter ele em casa era um sonho se realizando. Mas a versão do Master System foi uma decepção... Os gráficos estavam menos reais e a jogabilidade mais lenta. Uma versão bem inferior à do NES, mas mesmo assim ainda divertida.
Se você é da época: Teve de aturar um amigo seu que tinha NES enchendo o saco por ter uma versão melhor.
Se você é da época 2: Quase brigou de verdade com um amigo por causa da luta final onde os dois se enfrentam.
Nota da Extreme Gamer: 7

Rambo III

Um game para quem tinha reflexos rápidos com a Pistola Light Phaser.
Pontos Positivos: Os gráficos eram espetaculares e tinham um realismo enorme. O som era muito bem feito também. E você era o RAMBO!!! Não fica melhor do que isso.
O jogo era bastante difícil e a jogabilidade ficava um pouco cansativa depois de algum tempo.
Se você é da época: Vai dizer que alguém zerou esse game!? O chefe final era imopssível! Eu atirava e atirava e aquela porcaria continuava voando.
Nota da Extreme Gamer: 7